domingo, 6 de dezembro de 2009

Hexa Campeão - Contrariando as Possiblilidades

"O acaso é o encontro de duas possibilidades improváveis"
Já dizia João Moreira Salles...

Aquilo que parecia improvável, aconteceu. O gostinho do improvável concretizado tornou tudo melhor. O Flamengo ganhou o campeonato brasileiro depois de 17 anos. E eu que comecei a gostar disso agora, credito à mim e à minha sorte de principiante, a virada rubro-negra. É, eu sei que é muita pretensão, mas eu estou emocionada, não consegui ir ao jogo e gosto de pensar assim.

E olha que o time carioca jogou com sofreguidão. Uuuhhh!!! O Grêmio não entregou o jogo como se dizia por aí... O Flamengo jogou esquisito, travado. O 1º tempo foi uma tortura.

O título funciona como mais uma injeção de ânimo, uma overdose de orgulho na auto-estima carioca tão acarinhada esse ano. Todos os times do Rio se deram bem. Todos os moradores do Rio que têm um time para declarar estão comemorando. Desde os onipresentes rubro-negros, compondo a maior torcida do mundo, aos alvi-negros, tricolores... Uma explosão de energia na cidade sangue-quente, maravilha, mutante. Rio 40º.

O Rio... O Rio vai sediar a Copa de 2014, os jogos Olimpicos de 2016, vai inaugurar um Cafe del Mar nesse verão de 2010, em plena Avenida Atlantica. Juro que eu li sobre isso. O Rio tá que tá. O DJ do Cafe del Mar já imaginou um Rio mais Ibiza.


O Rio pode ser realmente maravilhoso. O Rio precisa ficar mais limpo, se educar, atender com mais esmero os seus habitantes e visitantes, se comportar com mais integridade, precisa cuidar melhor das suas praias, do seu lixo, de suas casas, sua paisagem e de tudo o que pulsa pela cidade. O morador do Rio, seja ele da gema ou não, precisa aprender a exercer com inteligência a sua cidadania, a exigir a melhora dos serviços que paga e mantém, precisa usar a mesma força da torcida rubro-negra que a representa- essa que ocupou cada espacinho do estádio do Maracanã.


Aliás, superlativamente pensando, com muita gente na cabeça, vi uma dica ótima de presente de Natal, na Blue Man.

Uma lixeirinha de plástico colorido em forma de cone. Uma graça mesmo. BBB. Bom, bonito e barato. R$ 5,00. E super prático. É o desejo de um verão melhor a quem se presenteia, seja pelas praias do Rio ou em qualquer outra. Na verdade, em qualquer situação. É o desejo de que o presenteado cuide do seu lixo sem nenhum incômodo.

Voltando ao jogo, esse, em específico, contava com uma uma massa de gente que sofreu para conseguir um ingresso para esse final de campeonato. Foi muito emocionante. Tudo conspirou a favor. Até o sol voltou, mas com menos força que nos últimos escaldantes finais de semana. Ôôôôô! Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô!!!! Caramba, tô muito feliz. Esse negócio é muito legal!!!

A menina aí de baixo é a personalíssima Asia Argento, atriz e DJ italiana que eu admiro. Mocinha de atitudes polêmicas e vestidinha de vermelho e preto. Entrou no post.

Amanhã o Rio vai acordar mais orgulhoso, mais vermelho e preto, mais bem humorado!

"Praia e sol,
Maracanã, futebol
Domingo, que lindo!

Domingo
eu vou ver meu time jogar
Tomara que ele saiba ganhar
Se souber vai ser muito bonito,
ver de alegria o povo sorrindo.
Que maravilha essa vida maneira,
tem gente aí que ainda não viu
como é gostoso esse sol quando brilha
Iluminando esse imenso Brasil!

O Rio sempre está lindo
com meu amor eu vou indo.
A brisa fresca batendo no lindo corpo moreno,
brincar ao sol no mar,
depois sambar, sambar,
sambar, sambar, sambar
brincar ao sol no mar
"

Essa música é do Bebeto. É. Eu disse Bebeto. Um cantor tipicamente carioca que gravou também outras musiquinhas ótimas para festinhas e que têm a cara do Rio. Assim como o sambista maneiro e simpático, Rogê, dos tempos atuais. Esse aí do lado.

É gente. É hexa. Hexa-campeão. Como um polígono de 6 lados. Com apenas 6% de probabilidade. Foi merecido. Foi bacana. É isso. Também faço parte de uma nação rubro-negra feliz e contente virando uma década. Simples assim! Saudações.

Um comentário:

  1. êta mundo doido que dá voltas.... quando na vida pensei que veria minha irmã escrevendo sobre futebol e se declarando mais uma integrante da grande nação rubro-negra? Nunca.
    Mas ela escreveu.... depois disso, acho até que vou começar a acreditar no divino...

    ResponderExcluir