domingo, 12 de setembro de 2010

Bohemian Rhapsody

"Is this the real life?
Is this just fantasy?
Caught in a landslide
No escape from reality
"
Bohemian Rhapsody
The Queen

Homenagem a um amigo que passou na minha vida e me deu o prazer de conviver com ele o quanto foi possível. Ele se foi. Mais cedo do que se poderia supor. A dor de agora é porque ele nos foi arrancado e quem fica, sente muitas saudades.


Too late, my time has come
Sends shivers down my spine
Body's aching all the time
Goodbye everybody, I've got to go
Gotta leave you all behind
And face the truth


Construiu uma família tão sólida e feliz, que mesmo com a sua partida precoce, tenho certeza de que ela irá se reconstruir. Teve um casamento verdadeiramente bonito e amou plenamente a mulher e aos filhos.


Era um gringo de bem com a vida, que cozinhava maravilhosamente bem, que andava por todo o Rio de bicicleta e tinha descoberto que gostava mesmo era de dar aulas. Discreto e reservado, ele era incapaz de falar mal de alguém, por mais observador que fosse. Às vezes, parecia que tinha ciúmes da mulher e da prole em relação a quem se aproximava demais da sua família.

Ao mesmo tempo que gostava de compartilhar a companhia dos outros na sua vida familiar, ele a protegia exageradamente. Nunca mais vou esquecer esta pessoa e me sinto muito ligada à sua família, que é parte da minha. Obrigada por recolher os meus pertences sempre que eu os esquecia na sua casa.


Sua vida valeu à pena porque ele amou e foi amado. Conheceu lugares em várias partes do mundo e se adaptou em todos onde se estabeleceu. Espalhou seus genes em duas crianças lindas que carregam uma mistura britânica com latinidade e me são muito especiais.


Acreditava, assim como eu, que não há unicidade em religião alguma ou em discurso algum que explique tanto universo. Sua religião era a musica. Era louco pelo The Queen como bom britânico que era. Jeff, estarei por perto da sua família.



It's so easy now, cause you got friends you can trust,
Friends will be friends,
When you're in need of love they give you care and attention.
Friends will be friends,
When you're through with life and all hope is lost,
Hold out your hand cause friends will be friends right to the end
”.


Com a sua mulher aprendi que passamos a vida toda em busca de sermos verdadeiramente amados, querendo que alguém se importe com a gente, que isso é o que importa no final das contas, e que reconhecer o amor, vem com o tempo e o querer bem incondicional. E é preciso pelo menos duas pessoas para existir amor recíproco.


Formaram um casal que se reconhecia acima de tudo. Com tudo o que isso significa. Vivenciar o amor é para quem ama de verdade, só acontece quando os dois aceitam ser cúmplices da vida um do outro, para o que der e vier, até nos momentos de piloto-automático. A rotina tem que ser agradável para o amor existir e resistir, com muito afeto, ou vira neurose, ausência.

Viveram juntos por muito tempo com suas neuroses mútuas até a chegada das crianças. Então o mundo dos dois ficou diferente. Ampliou-se. As neuroses viraram conhecimento um do outro e eles criaram um ambiente equilibrado. Sua ausência está provocando um doloroso desequilíbrio agora, mas as bases desse amor são sólidas. Mesmo sem ele, a família vai se sustentar. Ele construiu tudo isso.


…“Because I'm easy come, easy go
A little high, little low
Anyway the wind blows
Doesn't really matter to me, to me


Querido amigo, me sinto devastada com a sua perda e todas as certezas filosóficas que se materializam diante do fim, mas valeu cada segundo ter lhe conhecido e assistido todo o amor que você plantou. Só assim viver e morrer faz algum sentido. Eu sei que nunca mais vou lhe ver, mas tenho certeza que você estará ao redor como forma de energia que já se desprendeu, compondo esse universo em movimento.


Desenvolvi uma visão final sua cantando para a sua família como um trovador apoteótico, que é para eu guardar na minha memória afetiva:



“I was born to love you with every single beat of my heart
Yes, I was born to take care of you
Every single day of my life
You are the one for me, I am the man for you
You were made for me, you're my ecstasy
If I was given every opportunity, I'd kill for your love”

2 comentários:

  1. Achei a coisa mais linda essa sua homenagem ao seu amigo. De verdade, meus parabéns! Também perdi um amigo bem cedo, ele não tinha filhos, nem esposa, só deixou saudade, muita saudade nos amigos que o queriam bem, assim como eu. Recentemente crei um blog, gostaria que voce me seguisse. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rosaza, fiquei completamente out e estou querendo voltar a escrever no meu blog. Faz bem ,sabe? É pura catarse minha. Me manda o endereço do seu blog? Quero ver. Obrigada pela gentileza da mensagem.

    ResponderExcluir