quinta-feira, 18 de junho de 2009

Simplesmente Christian Louboutin, um sapateiro fabuloso

"Queria que as mulheres deixassem uma imagem quando fossem vistas indo embora" Christian Louboutin

A primeira vez que eu vi os sapatos de Christian Louboutin foi em Londres e eu simplesmente congelei na frente da vitrine. Fiquei hipnotizada.

Aqueles sapatinhos de solado vermelho e salto bem alto, quase todos agulha, aquele design, aquela leveza... Eram de uma imponência, uma sensualidade... Nossa... Uma coisa assim totalmente "red carpet".

Em março de 2009, abriu uma loja em São Paulo.

Numa entrevista à Oprah Winfrey, Louboutin contou que a ideia de pintar a sola dos seus sapatos veio num momento em que ele achava que as suas criações precisavam de um toque especial. “Uma funcionária minha sempre pintava as unhas. Um dia peguei o esmalte dela, passei na sola, e o sapato ganhou vida”. Depois disso, nunca mais esses solados passariam desapercebidos. Para os casamentos, costuma fazer sapatos com um solado especialmente azul.


Não se trata de futilidade, mas de apreciar um design bonito, gente! Faz bem ver coisas bonitas e harmoniosas.

Andando de moto por Paris e fazendo aulas de trapézio, ele diz que suas inspirações vêm de todos os lugares. E eu acredito.



Antes de abrir sua própria loja, em 1992, Louboutin estagiou com Charles Jourdan, que fazia os sapatos das maisons Christian Dior, Chanel e Yves Saint Laurent. Uma jornalista da revista "W" ouviu a princesa Caroline de Mônaco comentar e elogiar as criações de um novo designer e escreveu uma matéria que o consagrou definitivamente. É claro que ele já tinha talento e bom gosto de sobra. Mas, sabe aquela coisa de estar no lugar certo, na hora certa? Pois é... Sorte de todos nós desse talento poder ser conhecido e compartilhado. Eu não posso comprar um sapatinho desses, o valor é um absurdo para os meus padrões, mas certamente que eles são maravilhosos. Posso viver sem eles, mas não sem desejá-los. Há quem veja beleza no design de todas as coisas. Eu sou uma dessas pessoas.

Seus sapatos podem ser do tipo fatal ou Cinderela. Às vezes são mais românticos, outras mais punks. Podem ter saltos bordados de pedras, podem ser revestidos de pedaços de espelhos ou forrados de tachinhas...

O cara simplesmente tem uma imaginação solta. Fiz uma tirinha com 4 modelitos para deleite.


Prova dessa imaginação toda foi a parceria com o cineasta David Lynch na exposição de fotos e sapatos chamada “Fetish”, de 2008, na galeria Véro Dodat, no centro de Paris, perto do Louvre.

O Instituto de Moda e Tecnologia de Nova York prestou uma homenagem a Louboutin, no início de 2008, com uma retrospectiva de sua trajetória intitulada de "Sole Desire: The Shoes of Christian Louboutin".

Embora seja o autor da declaração e que não gosta da palavra conforto, o designer esclarece que o que não suporta mesmo é a idéia de olhar para um sapato e pensar que a primeira coisa que lhe venha à cabeça seja , exatamente, a idéia de conforto. De resto, declara, com a experiência de quem veste pés exigentes de várias partes do planeta: "Sapato é estrutura. O resto é enfeite".

Ave Christian Louboutin! Do meu relacionamento, só uma pessoa muito querida e que investe no que é bom, tem. Ai, ai. É de suspirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário