domingo, 28 de junho de 2009

O sol nasce no Oriente

"Se oriente rapaz, pela constelação do Cruzeiro do Sul"
Gilberto Gil

Sábado foi a Feira Cultural do colégio do meu filho. Um evento que envolve todas as séries - de 5ª ao 2º grau. O tema era sobre os países do Oriente. E cada turma, de cada série, se dividiu para ambientar as instalações da escola, se caracterizar e apresentar diferentes países. Muito válido, porque boa parte dos alunos não sabia muito bem do que estava falando, mas acho que a partir da feira, mesmo com pouca familiaridade com essas culturas orientais e apesar dos textos bem decoradinhos, esse autismo ocidental, foi amenizado. E eles estavam abertos. Dispostos. E participativos.

O colégio foi todo dividido para representar países como Japão, China, Vietnã, Camboja, Tailandia, Filipinas, Brunei, Indonésia, Timor Leste, Coréia, Malásia, Singapura, Bangladesh, India, Sri Lanka, Paquistão, Afeganistão, Arábia Saudita, Líbano, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Turquia, Emirados Árabes e Mongólia. As crianças se movimentavam pela escola fazendo referências do tipo: "Peraí que eu vou ali no Vietnã e te encontro no Paquistão".


Meu filhote ficou na tenda do Líbano. Corujices à parte, foi a mais visitada e mais bem ambientada e caracterizada.

Tinha apresentações de dança do ventre com o trio de meninas que trabalharam o tempo todo na performance. Uma graça. Sem nenhuma vulgaridade.



A tenda roxa, cheia de almofadas, tapetes e uma mesa com comidinhas típicas fez o maior sucesso. Soube que a da China e do Vietnã também estavam bem legais.







Ganhei até estrelinha das meninas para prender entre os olhos tal qual as indianas, talilandesas... Os figurinos estavam caprichados. Elas levaram a sério. Muito bom.






De conteúdo, a galera da Tailandia foi a que me pareceu saber mais o que estava dizendo. A de Israel também. Acho que eles eram da 8ª série. Mas eu não vi muitos outros. Haja também, né? É que uma vez entrando numa sala cheia de adolescentes que tinham decorado os seus textos e estavam ali caracterizados, inclusive, seria muito desagradável e antipático não ouvir a todos. Mas também não consegui ir a todos os ambientes.

Achei muito legal essa inciativa da escola. Adorei interagir com os adolescentes. Eles realmente estavam abertos e disponíveis.

A apresentação de todas as meninas no final do evento foi o máximo. Eu sou muito exigente com música e todas as escolhidas eram ótimas. Os figurinos e as coreografias também. A-do-rei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário