domingo, 26 de abril de 2009

O Rio de Janeiro Histórico

Esta é a Ilha Fiscal que faz parte da paisagem urbana do Rio. Já foi chamada de Ilha dos Ratos, o que pode ser dubiamente interpretado. O passeio até a Ilha é organizado pela Marinha e sai ali da Praça XV. Vale super à pena. Eu fiz o passeio recentemente e recomendo.


Tem localização privilegiada com vista para a o centro da cidade do Rio e para a entrada da baía de Guanabara.

O Palácio foi erguido no período do 2º Imperio, pelo engenheiro Dell Vecchio, para ser o prédio da Repartição Fiscal da Marinha e controlar a aduana brasileira. Coisa de fiscalização mesmo.

O estilo gótico-provençal foi determinado por D. Pedro II, um monarca cool, que teria afirmado: "A ilha é um delicado estojo, digno de uma brilhante jóia". Dom Pedro II dá um outro post, com certeza.

Foi aí que rolou um festão oferecido pelo Império Brasileiro no dia 9 de novembro de 1989 em uma homenagem à Nação chilena, representada pelo Comandante e pelos oficiais do Couraçado Almirante Cochrane, que visitava o país. Acabou sendo o o último Baile do Império e a maior festa até então realizada no Brasil. Foi logo após a inauguração da Ilha. Seis dias antes da chegada da República, em 15 de novembro. Fiquei me imaginando aí com aqueles vestidos do século XIX, nesse lugar, naquela época... Aaaahhh, eu ia adorar estar aí nessa festinha...

Fiquei apaixonada pela sala lá de cima onde o Chefe da Aduana despachava. O teto é lindo de morrer. Cheio de estrelinhas representando as capitanias de Portugal no Brasil. E o piso, entalhado, artesanal. No prédio da Ilha Fiscal trabalharam escravos comuns para colocar pedra sobre pedra na edificação e escravos exclusivamente artistas para os entalhes arquitetônicos.

Depois do passeio histórico, almoçar ali pelo Centro, num domingo de sol de outono, também é uma ótima experiência. Mas isso também dá um outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário