terça-feira, 5 de maio de 2009

A Vida que Vale a Pena Ser Vivida

"Toda alegria é assim: já vem embrulhada numa tristezinha de papel fino". Millor F.

Descobri num site chamado Espaço Ética, os trechos de uma palestra cujo tema era "A Vida que Vale a Pena Ser Vivida", ministrada pelo professor de Ética, Clovis de Barros Filho. Os videos estão no Youtube também.

Resumo da Ópera: Se a filosofia tem como principal objeto a felicidade humana, então, de tudo o que a humanidade pode conhecer, o único saber que realmente importa é o viver bem. Mas o que seria uma vida feliz?





O discurso inflamado do Clovis vai de Platão a Nietzsche, fala sobre a vida e questiona se conduzimos nossa existência apenas para satisfazer nossa própria felicidade. O que não é nada improvável...









O Clóvis é um cara dramático. Faz desde uma apresentação performatica até um arrebatado discurso de conclusão. É passional. Com algum tempo e uma xícara de chá, vale à pena escutar o que ele diz.

Tive aulas com ele num curso cujo título era "A Geometria das Paixões". Genial.


Um comentário:

  1. Concordo! Neste último dia 12/04, tivemos essa palestra em nossa empresa, em nossa convenção anual e foi bem vinda. Pelo menos para refletirmos um pouco sobre os valores que valem a pena, visto que, no mundo inteiro, estamos numa crise galopante de valores. Por vários motivos, mas principalmente pela a falta de educação.

    ResponderExcluir